quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Bufar Fresquinho

SFS- Stupid Fan System

Com a chegada do Verão, e eu com a minha mania das temperaturas, decidi fazer um sistema de refrigeração para o computador. Este, com a combinação de vários coolers e ventoinhas, consegue proporcionar um refrescar do sistema bastante aceitavel, não deixando o computador aquecer muito.


Este sistema tem os seus pontos fracos, aliás, bastante fracos. Por exemplo, a estética e o ruído; fica feio e (dependendo das ventoinhas) faz bastante barulho.







Para fazer este sistema é bastante facil, apenas precisamos de arranjar 4 ventoinhas. Descarnar os fios, e ignorar o fio amarelo (caso exista) depois é ligar os fios vermelhos todos e os pretos tambem, separadamente (claro). depois é ligar um interruptor (pode ser dos candieiros de mesa) e ligar o cabo preto a um dos cabos pretos duma ficha de alimentação do computador, e ligar o cabo que sai do interruptor com o cabo vermelho ao cabo amarelo da ficha de alimentação do computador, e já está. Agora convem montar da seguinte maneira: á frente do HDD, posicionar uma ventoinha que expulse o ar da caixa; posicionar outra ventoinha no topo da caixa, entre a fonte de alimentação e a drive de CD/DVD que expulse o ar da caixa; as outras duas colocam-se uma em cima da outra e viradas para dentro, ou seja, que enviem ar para dentro da caixa perto da placa grafica (ou entradas PCI).
Para posicionar as ventoinhas podes usar diferentes materiais á tua escolha, eu usei o que tinha em casa... Convem isolares com fita-isoladora o local onde os fios se tocam, e certifica-te que os cabos vermelhos não tocam nos cabos pretos e nem que ha algum fiozito de cobre a fazer ligação entre duas saidas de energia da ficha de alimentação do computador. Nota que o computador deve estar aberto e assim permanecer mesmo ligado, não há problemas ;-)


Possiveis erros:
-O PC nem sequer liga- provavelmente está algo a fazer curto circuito, revê os passos anteriores.
-Há ventoinhas que não arrancam- podes ter ligado mal os cabos na ficha de alimentação ou podem tar a fazer mau contacto uns com os outros.
-O PC bloqueia ou está sempre a reiniciar ou da muitos erros- muito provavelmente deves ter uma fonte de alimentação fraquinha, nota que o consumo destas ventoinhas é relevante.
-O PC CRASHA - calma, repara bem no que fiseste, se a tua fonte de alimentação é forte, vê se ha alguma ventoinha muito proxima de algum componente como o disco rígido ou algum cabo, não aproxime demais as ventoinhas (2cm é recomendado de distância, é bom para fluir o ar e para evitar interferências).

Explicação:
-O Ar que as tuas ventoinhas injectam para dentro do computador é fresco, e vai incidir sobre a motherboard, faz com que componentes como o chip7 ou placa gráfica arrefeçam e aqueçam parciamente o ar, assim este torna-se substanciamente leve e pode ser sugado pelo cooler do CPU ajudando no seu arrefecimento (o ar não esta muito quente, nota que são duas ventoinhas, logo dois fluxos de ar diferentes), parte deste ar vai subir e/ou passar pela RAM e arrefece-la, outra parte vai passar indiscutivelmente pelo HDD até ser expulso pela outra ventoinha. O ar quente que sobe tem dois destinos, a fonte de alimentação ou a ventoinha que foi colocada. Eu aconselho que quando usas a tua drive de CD/DVD ligues este sistema de refrigeração, para manter o computador fresco e evitar que o calor produzido por esta mesma drive não desca e prejudique a performance de outros componentes.




















O calor reduz a performance do computador e o seu tempo de vida, Mantem-no fresco!




c ya!